4.11.05

AS LÍNGUAS NEOLATINAS SÃO MAIS DE CINCO

Quais as línguas latinas? Espanhol, português, italiano, francês e romeno... Para você acha essa merda de resposta uma merda de resposta, eu procurei reunir delas o maior número possível, logo abaixo.
Na medida do que me foi possível eu procurei "desenhar" a árvore da latinidade, com as línguas latinas faladas atualmente, buscando respeitar a posição delas no nosso tronco lingüístico e sempre colocando um link, o que torna a leitura meio superficial, mas é potencialmente muito frutífero, como por exemplo na Enciclopédia das Línguas Latinas, a qual, junto com um sítio dedicado às Línguas Românicas são dois bons exemplos de locais ricos em informações.
O Portal da Língua, é também um lugar muito interessante e um outro, que achei ser o melhor site sobre línguas no mundo , de tom mais técnico e científico. Um último digno de destaque é um muito bom, com possibilidade de se ver todos os alfabetos em uso ou já usados e conhecidos.

Eu também coloquei logo abaixo, importantes links para pesquisa em idiomas, com os neolatinos em evidência. Cumpre ressaltar que embora minha preferência sempre tivesse sido pelo português, houve ocasiões várias em que isso não foi possível, de modo que fiz o que pude. Espero que gostem!



3.11.05

EU SEI QUEM VOCÊ É E O QUE VOCÊ FEZ!

EU SEI QUEM VOCÊ É E O QUE VOCÊ FEZ!

Esta é experiência que pretendo realizar constantemente, no que não deve haver dificuldades, já que o que não falta neste país são fatos para engordá-la. E sempre com os links e e-mails dos locais onde estão nosso amados.
O primeiro "lar dos suspeitos" não poderia se outro senão a vergonha do nosso país, a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia(www.ale.ro.gov.br), onde estão os três deputados acusados de cobrar proprina do governador e inocentados pelo plenário apesar de laudo da PF afirmando que as fitas eram verdadeiras. Não é difícil entender por que, pois se eu fosse editar o nome de todos os envolvidos em denúncias criminais, iria dar o nome da assembléia quase toda e para evitar isso, vamnos acrescentar apenas o nome de "Carlão" de Oliveira (carlaodeoliveira@ale.ro.gov.br), réu com irmão e [suposta?] quadrilha em um processo de corrupção de há tempos e mais a tríade pega com a boca na butija: Ellen Ruth (ellenruth@ale.ro.gov.br), Amarildo de Almeira (amarildoalmeida@ale.ro.gov.br) Ronilton Santiago (roniltoncapixaba@ale.ro.gov.br).
Em seguida, entremos no mundo maravilhoso dos desmatadores, onde lhes darei pacote completo. Os desmatadores, reunidos sobre a égide do Sindimadeira (www.sindimadeira.org.br) e de uma tal "Uniflor", sindicato das madeireiras do Pará, que são presididas pelo defensor mor do desmatamento, Wagner Krombauer(simepa@nautilus.com.br).
Mas além de desmatarem por que há impunidade e a fiscalização do Ibama ser inepta (ah, o lulismo...) eles desmatam por que há quem compra, sobretudo os espanhóis, os quais estão reunidos em uma associação da indústria moveleira (www.anieme.com), presidida por um senhor chamado Enrique Pérez Tortosa (info@anieme.com).
E por que eles compram? Porque o governo da Espanha (embespbr@correo.mae.es) através da Dirección General de Financiación Internacional, presidida por Ramón Guzmán Zapater (expansionexterior@e-exterior.com) financia a venda dos móveis que eles fazem com a madeira retirada ilegalmente da Amazônia. E não só no Norte, já que os desmatadores tem um grande incentivador e praticante do desmatamento na figura do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, (blairo@governadoria.mt.gov.br).
Como estamos falando em justiça, convém lembrar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (http://www.tjdf.gov.br/tribunal) onde atua(va?) Asdrúbal Zola Vasquez Cruxên, que é acusado de trocar uma herança de um órfão, de mais de 30 milhões de reais, por dívidas.
Por fim, a revista Veja (http://vejaonline.abril.com.br) que tem o mal hábito de não checar fontes e que destruiu a vida do então deputado Ibsen Pinheiro, com uma reportagem bombástica, chocante e mentirosa, onde ele foi acusado com bases em provas falsas. Como parecem que ela não anda mudando de rumo, que tal dar um toque no seu editor-chefe, Roberto Civita (rcivita@abril.com.br)? Ah, se quiserem qualidade leiam Carta Capital (há um link no início do blog) que aquela sim, é uma revista que presta; Veja eu só recomendo como substituto imperfeito de papel higiênico.
O objetivo aqui foi não apenas dar nome, mas endereço aos bois, de modo a fazer com que este meu espaço sirva ao menos para minhas ilusões de que há quem se importe...

1.11.05

UM, DOIS, TRÊS: TESTANDO!

São:
A expressão do meu amor pela latinidade
Comentários sobre política externa e econômica
Comentários sobre história econômica, filosofia e política
A sistematização léxica e gramatical do dialeto paranaibano do caipira (quem sabe?)
Que Nêmesis me abençôe!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Archives